Consultoria SAP PS / PLM



Gerenciamento de Projetos e Product Lifecycle Management

Engenharia concorrente, diminuição no ciclo de desenvolvimento do projeto, maior satisfação do cliente, aumento da receita, maior retorno do investimento do projeto, redução de custos, melhor utilização dos recursos empregados, acompanhamento dos custos planejados contra realizados ao longo do projeto…. todos esses são termos comuns, que temos contato em projetos nos quais participamos.

De acordo com a definição do PMI (Project Management Institute), um projeto é um esforço temporário para alcançar um objetivo específico. Se por um lado, projetos são similares à operação, no fato em que ambos são executados por pessoas, limitados por recursos, e necessitam de planejamento, execução e controle, os projetos se diferenciam por serem temporários e únicos. Já as operações de uma empresa são contínuas e repetitivas.

Os projetos podem ser criados em todos os níveis de uma organização. Podem envolver uma única pessoa ou centenas e até mesmo milhares de pessoas. A duração pode variar imensamente - desde dias até anos. Podem envolver um único departamento de uma empresa ou até mesmo extrapolar os limites da empresa e do país.

Devido a essas diferentes situações e características que cada projeto pode enfrentar, a Intechpro acredita que para planejar, executar e controlar diferentes tipos de projetos, são necessárias diferentes soluções. Para tanto, a Intech desenvolveu "know-how" específico baseado no módulo de PS (Project System) do SAP R/3. Como a maior parte das soluções de PLM tem grande foco no PS, o foco será sobre o Sistema de Projetos (SAP-PS).

As Soluções de PS da Intechpro

  • Conforme mencionado acima, as soluções da Intechpro, baseadas no módulo PS do SAP R/3, são para Projetos de:
  • Investimento de Capital (ex. Telecomunicações, Energia)
  • Marketing e Serviços (ex. Bens de Consumo e Empresas de Serviços)
  • Vendas de Bens de Capital (ex. Indústria de Elevadores, Geradores)
  • "Shutdown" - Manutenção de Planta (ex. Usina de Acúcar, Usina Nuclear)
  • Gerenciamento de Implantação do SAP R/3

Para todas as soluções a Intech possui comprovada experiência nacional e/ou internacional.

A. Investimento de Capital

São projetos caracterizados por terem as seguintes fases bastante claras e distintas:

  1. Planejamento do Investimento de Capital nas diferentes áreas da empresa (utilização do SAP-IM);
  2. Planejamento de Custos e Datas do Projeto (utilização do SAP-PS);
  3. Execução do Projeto (utilização principalmente do SAP- PS, MM, FI e CO);
  4. Acompanhamento do Projeto (relatórios SAP-PS,IM e BW);
  5. Fechamento e Ativação do Projeto (SAP-PS e AM);

Características específicas
Os projetos de Investimento se diferem dos demais por:

  • Utilizar o módulo de IM - Gerenciamento de Investimentos do SAP R/3;
  • Ter um forte link com a parte de ativação (AM);
  • Necessitar de um grande link com a parte de compras - MM - principalmente para materiais estocados e não estocados;

B. Marketing e Serviços

São projetos caracterizados por terem as seguintes fases bastante claras e distintas:

  1. Planejamento das ações de marketing e projetos de serviços a serem executados (utilização do SAP-PS e possivelmente FM ou CO);
  2. Planejamento de Custos e Datas do Projeto (utilização do SAP-PS - Gantt Chart, Caminho Crítico);
  3. Execução do Projeto (utilização principalmente do SAP- PS, MM, FI e CO);
  4. Acompanhamento do Projeto (relatórios SAP-PS e BW);
  5. Fechamento e Encerramento do Projeto (SAP-PS e FI ou CO);

Características específicas
Os projetos de marketing e serviços se diferem dos demais por:

  • Poder utilizar ferramentas específicas para o planejamento(via FM ou CO);
  • Necessitar de um grande link com Compras - MM - principalmente para materiais não estocados - específicos para o projeto;
  • Possibilitar a integração com o módulo de SM - Service Management - para gerenciamento de serviços de terceiros em campanhas de marketing ou projetos em que ocorra subcontratação de outras empresas para execução;
  • Possuir estruturas de projeto de tamanhos compatíveis com as necessidades de projeto. Pois caso sejam incompatíveis, pode acarretar em trabalho maior para Gerenciar o Sistema (SAP-PS) do que para Gerenciar o próprio Projeto.

C. Vendas de bens de capital

São projetos caracterizados por terem as seguintes fases bastante claras e distintas:

  1. Inserção da Ordem de Venda (SD) no sistema SAP R/3 com criação automática da estrutura do projeto (utilização do SAP-SD e PS);
  2. Planejamento de Custos, Receitas e Datas do Projeto (utilização do SAP-PS);
  3. Execução do Projeto (utilização principalmente do SAP- PS, MM, FI e CO);
  4. Acompanhamento do Projeto (relatórios SAP-PS e BW);
  5. Fechamento e Encerramento do Projeto (SAP-PS e FI ou CO);

Características específicas
Os projetos de marketing e serviços se diferem dos demais por:

  • Serem iniciados por uma Ordem de Venda de SD;
  • Necessitar de Planejamento de Receitas, bem como Planejamento de Custos;
  • Ter um planejamento de marcos preciso, pois na maioria dos projetos, o contas a receber vai estar atrelado ao cumprimento dos marcos;

D. "Shutdown" - Manutenção de Planta

Os projetos de manutenção de planta envolvem, além do módulo de PS o módulo de PM (Plant Maintenance) do SAP R/3. São projetos caracterizados por terem as seguintes fases bastante claras e distintas:

  1. Planejamento de viabilidade do projeto;
  2. Planejamento de Custos e Datas do Projeto (utilização do SAP-PS - Gantt Chart, Caminho Crítico);
  3. Planejamento de Manutenção (SAP-PM - Planejamento de Capacidades, Planejamento de Materiais, Gerenciamento de Documentos, Confirmações, Relatórios de Histórico);
  4. Execução do Projeto (utilização principalmente do SAP- PS, MM, FI e CO);
  5. Acompanhamento do Projeto (relatórios SAP-PS e BW);
  6. Fechamento e Encerramento do Projeto (SAP-PS e FI ou CO);

Características específicas
Os projetos de marketing e serviços se diferem dos demais por:

  • Possuir uma forte integração com o módulo de PM - com a possibilidade de ter informações de Planejamento de Capacidades do Pessoal de Manutenção, Gerenciamento de Documentos, Relatórios de Histórico;

E. Gerenciamento da Implantação do SAP R/3

O Gerenciamento da Implantação do SAP R/3 foi um conceito criado pela Intechpro nos EUA a partir de grandes clientes que necessitavam gerenciar não só a implantação local do R/3, como também o "roll-out" para outras localidades e países.
Algumas vantagens inerentes desse processo são:

  • Possibilitar aos usuários e Gerente de Tecnologia uma familiarização logo no início do processo;
  • Demonstrar para os colaboradores o suporte e a importância que a empresa está dando ao projeto R/3;
  • Utilizar uma ferramenta de Gerenciamento de Projetos;

São projetos caracterizados por terem as seguintes fases bastante claras e distintas:

  1. Planejamento de Datas e Custos do Projeto;
  2. Execução do Projeto (Confirmação de Datas, Aplicação de Materiais);
  3. Acompanhamento do Projeto (SAP-PS);
  4. Fechamento e Encerramento do Projeto (SAP-PS);


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